GUIA BÁSICO PARA EMPREENDER MELHOR! | Aprenda como fazer da sua EMPRESA + PRODUTIVA com 5 pilares!
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTA AZUL E MELHORAR OS PROCESSOS DA SUA EMPRESA: https://conta.co/guia-do-primo
ACOMPANHE O DESAFIO DE 31 DIAS (todo dia às 5h06 da manhã): http://bit.ly/desafio-SAL
GUIA:
02:21 Pilar 1: Pessoas
10:33 Pilar 2: Controle Financeiro
13:44 Pilar 3: Inovação
17:17 Pilar 4: Pricing
19:05 Pilar 5: Processos
1) PESSOAS
a. Líder
– Pessoas precisam de um líder. Um bom líder traz harmonia ao grupo e consegue direcionar melhor os esforços de cada uma das pessoas dentro da empresa.
Aspectos de um bom líder: liderança pelo exemplo, feedbacks, alinhamento dos interesses do time (ou seja, alinha todo mundo pro mesmo objetivo) e conciliador.
b. Delegar
– Empresa com pessoas sobrecarregadas perde eficiência. Você faz um machado bom ficar cego ao mesmo tempo que deixa uma motosserra ociosa.
c. Confiar
– Mas, pra delegar, você precisa também confiar nas pessoas. Não dá pra delegar uma coisa pra alguém e ficar constantemente desconfiado de que ela vai fazer bem feito, ou que vai satisfazer as suas expectativas.
d. Direção
– Todas as pessoas da empresa devem caminhar na mesma direção.
e. Meritocracia
as pessoas confundem o real sentido de mérito. Mérito = agregar valor. Por isso, pessoas que consistentemente agregam valor são melhores do que aquelas que simplesmente se esforçam mas não tem resultados.
f. Ambiente
– O ambiente das pessoas dentro da empresa deve ser harmônico, e deve ser preservado. Por mais que uma pessoa possa gerar resultados ou ser muito motivada, se ela torna o ambiente da empresa muito pesado, isso deve ser reavaliado.
g. Cultura
– Uma cultura forte que preze por todos esses pontos mencionados faz com que até pequenos times consigam, juntos, produzir mais.
2) CONTABILIDADE
– ESTRUTURA DE UMA DRE simplificada
+ Receita Bruta (receita total adquirida com a venda do produto/serviço)
– custo da mercadoria e impostos relativos ao produto/serviço vendido
+ Lucro Bruto
– despesas gerais e outras contas operacionais (gastos com administrativo, mkt, etc.)
+ EBITDA – (PS: essa linha pode ser ignorada. Não é exatamente um padrão ter o EBITDA na DRE pq ele não faz parte das linhas padronizadas pela contabilidade)
– depreciação e amortização
+ EBIT (lucro operacional)
– Resultado Financeiro (ganho financeiro – pagamento de dívidas, etc.)
– Imposto
+ Lucro Liquido
3) INOVAÇÃO
– 4 tipos de pessoas: Copiadores, Replicadores, Aprimoradores e Inovadores.
4) PRICING
– O pricing é ter uma estratégia bem definida de preço para os seus produtos
– Aspectos pra definição do Pricing:
1) O preço deve levar em conta os custos e despesas em geral (ou seja, deve ser um preço que pelo menos pague o operacional da empresa);
2) Deve levar em conta a melhor estratégia dado o segmento da sua empresa. Por exemplo: no segmento de supermercados, é muito comum que a estratégia de pricing envolva constante negociações com fornecedores pra conseguir preços menores. Dessa forma, os supermercados conseguem aumentar a margem bruta do negócio diminuindo os custos das mercadorias, e essa margem bruta é revertida em preços menores (PS: isso poderia ser revertido em uma margem de lucro maior pros supermercados, mas isso não acontece porque o consumidor reage bastante aos preços – e, por isso, geralmente o consumidor vai pro mercado onde as coisas são mais baratas). Essa estratégia de pricing já é diferente no nosso caso, já que conseguimos trazer maior valor agregado por produto (e cobrar + caro por isso).
3) Deve também levar em conta os preços praticados por concorrentes;
4) Deve também levar em conta o ciclo financeiro de pagamento dos clientes (importante porque, caso os clientes demorem pra pagar, o seu capital de giro deverá ser adaptado a essa realidade. Pra isso, talvez seja necessário pegar capital de giro emprestado. Capital de giro emprestado = despesa financeira = ajuste no preço devido à despesa ter aumentado.)
5) PROCESSOS
Tenha uma estrutura de processos bem definidas na sua empresa.