O que WARREN BUFFETT está fazendo nessa crise? E o que ele fez nas últimas?
*ESSE VÍDEO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO.*
Clique neste link para fazer parte da minha nova turma do curso de investimentos: http://bit.ly/listaVIP-YT-19
Abra sua conta na Rico: https://bit.ly/cadastraseprimorico
Crie sua conta no Kinvo: http://bit.ly/primo-kinvo
OUÇA O PRIMOCAST: http://bit.ly/PrimoCast-des
– No bull Market choveram criticas à estratégia de Warren Buffett na bolsa de valores:
Era gente dizendo que o Buffett precisava de atualização…
Gente dizendo que ele estava ultrapassado, e não sabia mais ganhar dinheiro…
Foi uma chuva de críticas assim como foi em 1999, quando o Buffett optou por não investir nas empresas de tecnologia.
E da mesma forma como ocorreu em 1999 com a bolha .com, aconteceu mais uma vez:
Quem criticava o Buffett por ter caixa, provavelmente a partir de agora terá que engolir o velhinho indo às compras, aproveitando-se da queda brusca do mercado pra investir em ações. (lembrando que, desde o início do ano, o S&P 500 já está caindo aproximadamente -18,75%.)
O que aconteceu em 1999?
– Buffett era um dos poucos que não estava “surfando” a onda das empresas de tecnologia. Ele, na época, declarava abertamente que não entendia o negócio, não via como aquilo poderia gerar valor no contexto de business que ele gostava, e então não investia.
– Isso teve um custo: enquanto o S&P naquele ano estava dando 19,5%, as ações A da Berkshire Hathaway haviam caído 20%, e as ações B 22%.
– Claro, as pessoas começaram a criticar. Diziam que ele havia perdido o encanto, que ele não sabia mais ganhar dinheiro, etc.
Até que, um ano depois, o mercado via acontecer a então chamada bolha da internet (isso não só no ibovespa e na renda variável no brasil, mas no mundo).
– Várias empresas quebraram, muita gente se deu mal, e no mesmo período, Buffett foi às compras.
– Algumas empresas que ele comprou: MidAmerican Energy (empresa de energia), Cort Business Services (empresa de aluguel de móveis), US Liability (empresa de seguros), Justin Industries (empresa de materiais de construção), Shaw Industries (empresa de fabricação de carpetes), Benjamin Moore (produtora de tintas) e Johns Manville (empresa de isolamentos térmicos).
Todas as crises acontecem dessa forma.
As pessoas, na alta, ficam eufóricas, e desumildes. Acham que quem tem caixa é burro, acha que quem se protege é burro, e claro, as criticas sempre vem.
Aconteceu também na crise de 2008, onde o Buffett chegou a fazer mais de 10 bilhões de dólares utilizando o seu caixa em empresas como a Mars (fabricante de chocolates), Goldman Sachs (banco), Dow Chemical (produtos químicos) e Bank of America (banco).
E então… considerando que o Buffett fez grandes compras tanto em 2000 quanto em 2008, o que poderia comprar agora, com o seu caixa de US$180 bilhões?
Por enquanto, não sabemos.
Mas, temos algumas especulações:
– Alguns dizem que o Buffett poderá comprar uma parte da Boeing (lembrando que a Berkshire Hathaway já possui participação em outras quatro do setor: United, Sudoeste, American e Delta.
– Também há especulação sobre o setor de transportes e ferrovias, algo que vai bastante do gosto do Buffett.
Tem especulação da Apple, da Coca, e mais uma cacetada de coisas.
O ponto é: ninguém sabe. Ainda. Ninguém sabe o que ele vai fazer, se é com a berkshire ou com as suas finanças pessoais, ou ainda se vamos ter ai um “ações para 2020” da berkshire.
O que nós sabemos? 2 coisas.
1) Esse mês, a Berkshire emitiu 1 bilhão de euros em Senior Notes com resgate em 2025. Ou seja, está captando dinheiro no mercado (e com juros 0%) além do que já tem de caixa
2) No final de 2019, a BRK disponibilizou o seu relatório anual, e já na época, antes da queda, o Buffett tinha disponibilizado o telefone do seu broker pra qualquer acionista da BRK que tivesse pelo menos 20 milhões em ações A ou B e quisesse vender as ações pra ele.