TESOURO SELIC OU FUNDO PRA RESERVA DE EMERGÊNCIA? Qual opção escolher?

Abra sua conta na Rico: https://lp.rico.com.vc/lp/cadastre-se-primo-rico

OUÇA O PRIMOCAST: http://bit.ly/PrimoCast-des

Crie sua conta no Kinvo: http://bit.ly/primo-kinvo

– Estamos em outubro de 2019, e, você sabe, a taxa Selic continua caindo.

– Com essa queda, muitas pessoas (muitas mesmo) começaram a se perguntar se o Tesouro Selic continua sendo uma boa opção de investimento, ou não.

– Semana passada, eu soltei um vídeo em que eu mostro que sim, o Tesouro continua rendendo mais que a poupança, mesmo com a Selic em 4,5% a.a.

– Só que, apesar disso, ainda ficou a pergunta: será que agora, com a Selic nesse patamar, não há um investimento melhor que o Tesouro Selic pra reserva de emergência?

– Primeiro, pra você entender exatamente qual a melhor opção pra reserva de emergência, você precisa entender o que esse tipo de investimento tem como objetivo.

– Por que, o que é uma reserva de emergência? É um investimento que basicamente serve pra te resguardar em caso de qualquer imprevisto.

– E quando digo qualquer, é qualquer mesmo. O pessoal tem costume de achar que por ter emprego estável acha que não precisa, ou porque ainda não paga as contas de casa e por isso não precisa, mas tá errado. Precisa.

Só que, pensa assim: se é um investimento que serve pra te salvar em casos de imprevisto, ele precisa ter atributos muito específicos. Se você investir em algo com muito risco, você pode acabar se estrepando perdendo o dinheiro que devia ser o seu salvador. E se você investir em algo que demore muito pra você ter de volta, aí será muito difícil você ter esse dinheiro a tempo em caso de emergência.

– Então, em suma, a reserva de emergência:

1) Precisa ter uma liquidez alta, pra ser um investimento suficientemente capaz de te resguardar em caso de emergência.

2) Precisa ter uma segurança muito alta, pra você ter certeza que pode contar com o dinheiro em caso de necessidade.

3) Ter rentabilidade pelo menos mais que a poupança (só não pode ser muito porque um investimento com liquidez alta e segurança alta impõe um retorno baixo, pelo baixo risco corrido no investimento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *