Os 4 PASSOS pra SAIR DO BURACO e ter dinheiro SOBRANDO! | Método ENPI
Faça uma simulação de crédito aqui: https://credt.as/334db
Postagem da Creditas no Instagram: http://bit.ly/Creditas-11-PR
Ninguém define onde nasce, mas a gente pode definir o que vai acontecer com o nosso futuro.
O método ENPI representa cada estágio que você precisa passar pra mudar de vida e ter dinheiro sobrando:
E: Endividado
A primeira fase que precisamos passar é a do endividado.
O endividado, na maioria das vezes, não tem dignidade. Não por mal, mas porque é realmente uma situação muito difícil não ter dinheiro nem para sair das dividas.
Mas fique tranquilo: a maioria das pessoas bem sucedidas passam por fases como essa. É possível dar a volta por cima.
E para fazer isso, não tem jeito: você vai ter que cortar regalias e pagar o preço pra colher a recompensa.
O principal que você deve entender é que, nesse estágio, o dinheiro trabalha contra você. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é quitar TODAS as suas dívidas.
Aqui você pode seguir por dois caminhos diferentes: o caminho quando você não tem ativos, e o caminho quando você tem ativos.
Quando você não tem ativos, você irá precisar ir atrás de uma financiadora ou banco pra ter dinheiro pra quitar suas dívidas. O problema é que, quando você não tem ativos, os juros acabam sendo muito altos.
Por isso, cuidado: só pegue quando os juros do empréstimo for menor do que o juros da sua dívida. Rolar dívida com juros maiores não faz sentido.
Agora, se você tem ativos, a história muda: você consegue usar esses ativos como garantia e conseguir juros bem menores pro seu empréstimo. Dessa forma, você consegue obter uma forma bem mais saudável de quitar dívidas. Para estes casos, usar a Creditas faz sentido.
N: Nem fede nem cheira
Nessa fase, você não está endividado, mas não sobra nenhum dinheiro. Você praticamente fica estagnado: não consegue ainda realizar os passos para ficar rico.
O grande segredo pra passar dessa fase é se pagar primeiro. É investir antes de gastar.
P: Poupador
Você não é investidor, é um poupador. Isso já é um bom sinal, mas no estágio de poupador você não aplica tão bem o seu dinheiro. Você acaba deixando seu dinheiro em investimentos como a poupança quando poderia estar rentabilizando melhor em outros lugares, como bolsa de valores e até mesmo em outras aplicações de renda fixa.
Aqui, você tem de trabalhar a sua ansiedade. Quando estamos nesse momento, nós queremos sempre encurtar o caminho até a riqueza, e em várias vezes, tomamos más decisões.
E aí, o passo simplificado que você tem que seguir é : poupança – tesouro direto – CDB/LCI/LCA – Fundos Imobiliarios – Ações – BDRs
I: Independente do Trabalho
Aqui você se torna um grande herói. Você não precisa mais trabalhar pra pagar suas contas e o emprestimo/financiamento, e já tem uma liberdade pra fazer o que você quiser, seja ter mais economia, seja qualquer outro tipo de metas que você tenha. Você chegou ao estágio final.
Nesse estágio, você corre o risco do descontrole. A solução aqui é você gerenciar a sua carteira de investimentos e os seus gastos na unha, pra nunca correr esse risco do descontrole.