O FIM DA BITCOIN? | Mais de 50% de Queda!! (Ainda vale COMPRAR BTC?)

http://youtu.be/e3rV1j_rhqg

BITCOIN não para de cair. Mais de 50% de queda desde sua máxima no meio de dezembro. Será que Investir em Bitcoin ou comprar criptomoedas ainda vale a pena? SERÁ?

Redes Sociais:
BLOG – http://oprimorico.com.br
YOUTUBE (inscrever-se) – http://bit.ly/1S6WMoM
FACEBOOK (curtir página) – https://www.facebook.com/oprimorico
TWITTER: https://twitter.com/thiagonigro
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago.nigro/
PODCAST: https://soundcloud.com/thiagonigro

Primos, entre os dias 1 e 2 de fevereiro deste ano, vimos o caos instaurado no mercado de criptomoedas. Começou uma queda livre:

Bitcoin caiu 15,64%
Ethereum caiu 21,57%
Ripple despencou tremendos 32,08%

Mas o que explica tudo isso? As notícias negativas? A bolha que está estourando? A correção do mercado?

Primos, se algum de vocês comprou bitcoin em dezembro desse ano, por favor, tira a faca do pescoço e não se mata. Não existe motivo pra isso!

Hehe, mas sério, se formos ver quando o bitcoin alcançou a máxima histórica, em 16 de dezembro de 2017, vamos ter um choque: de quase R$60 mil reais o bitcoin chegou nos R$25 mil. Uma queda de mais de 50% desde o dia em que ele alcançou a máxima histórica.

E aí você deve estar se perguntando: “porra, primo… Estourou bolha ou tem alguma explicação além disso?”

Eu te digo: existe uma explicação SIM, mas o que posso dizer é que essa explicação é um conjunto de fatores.

Para explicar tudo isso para vocês, antes, eu quero voltar um pouquinho no tempo e falar, especificamente, do mês de dezembro, onde o bitcoin teve a sua última máxima histórica.
Bitcoin em Dezembro

Podemos dizer que todo o problema do bitcoin com o seu preço começou em dezembro. Isso porque com, o bitcoin já em ascensão, o mercado foi bombardeado de boas notícias. A principal, é claro, foi a entrada de contrato futuro de bitcoins na CBOE, uma das principais bolsas nos EUA focadas em opções e futuros. Inclusive, eu fiz um vídeo sobre isso, que vou colocar logo aqui em cima do vídeo.

De qualquer forma, existem fortes evidências que isso aqui mexeu bastante com o mercado, porque ó, acompanhem comigo:

O google fornece uma ferramenta chamada google trends, do qual te permite ver o interesse das pessoas em determinadas palavras por meio de pesquisas no google.

Por exemplo, se a palavra “primo rico” é pesquisada massivamente ao redor do mundo, a ferramenta vai mostrar que a pontuação da palavra primo rico no mundo é 100. Ou seja, vai mostrar que a palavra primo rico tá no PICO de pesquisas no google.

Sabendo disso, eu fiz uma leve pesquisa nessa ferramenta do google com o termo “buy bitcoin”, que, traduzindo pro português, é comprar bitcoin.

No final de novembro, o termo “buy bitcoin” estava pontuado em 27 no google trends. Isso significa que, em linhas gerais, o número leigas, que não sabem os links específicos de certas corretoras de criptomoedas, não estavam pesquisando tanto assim sobre como comprar bitcoin.

Agora, a partir do começo de dezembro, de 27 de pontuação o termo saltou para 100 de pontuação. E isso significa que, basicamente, o número de pessoas que procurou saber como comprar bitcoin simplesmente saltou no começo de dezembro.

E adivinha? A notícia sobre o bitcoin na bolsa de valores saiu dia 30 de novembro de 2017. Finalzinho do mês.

Se muitas dessas pesquisas se resultaram em compras de bitcoin, pelo fato da demanda ter aumentado bastante, isso pode explicar também o motivo pelo qual o preço subiu tanto nesse período. E isso nos leva a crer que esse valor do bitcoin não era um crescimento real de valor, e sim simplesmente um aumento de preço por conta da procura pelo ativo.

Agora, ponto de reflexão: se é verdade que uma notícia tem tanto poder de influência assim na procura das pessoas pelo bitcoin, o que acontece caso essas notícias se tornem negativas? Temos aqui algo que nos leva a crer que seja possível que o preço caia.

E foi o que passou a acontecer depois de dezembro pra cá. Veio notícia com banimento de criptomoeda na China, veio notícia de forte regulação na Coreia do Sul, veio ministro indiano recentemente falando que vai fazer de tudo pra deixar as criptomoedas na ilegalidade (apesar de estarem brincando com blockchain), veio facebook proibindo ads relacionados ao bitcoin… Veio coisa ruim vindo de tudo quanto é lado, e o preço do bitcoin foi caindo.

Ah, e detalhe curioso: no final de janeiro, o google trends mostra que a pontuação de “buy bitcoin” se tornou 20. Pior do que estava em novembro de 2017.

O que isso nos mostra? Bom, sendo sincero, não é um tipo de dado que dá pra afirmar ou desafirmar alguma coisa, mas ao menos mostra que, por parte de pessoas leigas sobre o assunto, a ideia de comprar bitcoin deixou de ser uma ideia tão interessante assim quanto foi em dezembro.

Isso, por consequência, pode ter ajudado o bitcoin a despencar em seu preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *