🔴 Taxas no BITCOIN?? Cuidado! – Mas dá para “burlar”.. Será?

Livro Gratuito de BITCOIN: http://educacao.infomoney.com.br/ebook-bitcoin/parceiros/tn/inscricao.html

Redes Sociais:
BLOG – http://oprimorico.com.br
YOUTUBE (inscrever-se) – http://bit.ly/1S6WMoM
FACEBOOK (curtir página) – https://www.facebook.com/oprimorico
TWITTER: https://twitter.com/thiagonigro
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago.nigro/
PODCAST: https://soundcloud.com/thiagonigro

Fala primos! Beleza?

O fato do bitcoin ser uma moeda descentralizada, da qual você consegue utilizar para fugir dos intermediários pode te induzir a um erro:

Achar que não existe taxa ao comprar/vender bitcoins.

E é sobre esse assunto que falarei no vídeo de hoje, vamos lá?

A ideia da falta de intermediário com o bitcoin é uma das primeiras ideias que imaginamos quando começamos a entender o que é bitcoin. Afinal, como é dada a definição dela, ela é um modo de transação peer-to-peer.

Acontece que, essa ideia que não há intermediários é perigosa.

Perigosa porque ao acreditarmos que não há intermediários, que não há aquele banco para cobrar uma TED de nós nem nada do tipo, podemos também esquecer de um cara muito importante, que faz todo o negócio acontecer: o minerador.

Se você já viu o meu primeiro vídeo com um guia do bitcoin, você já sabe como funciona a tarefa do minerador em todo modo de transação de bitcoin. Caso não tenha visto, vou deixar o link aqui em cima.

Enfim, sabendo como funciona a mineração, você entende que o minerador, em todo o processo de mineração, está validando transações para ganhar bitcoins em troca.

Mas, essa não é a única forma de ganho do minerador.

Na realidade, ao minerar o bloco, você pode colocar também a chamada “taxa de rede”, que é uma taxa paga aos mineradores pela transação de uma carteira de bitcoin para outra.

Mas pera, talvez você esteja se perguntando: “por que eu deveria colocar, eu mesmo, uma taxa para fazer a transação?”

É válido dizer que você não é obrigado a fazer isso, mas, você tem que estar ciente que essa taxa impacta na forma como é processada a sua transação com a moeda.

Se você não colocar, pode ser até capaz que ela nunca seja processada.

Isso porque você tem algumas situações em que a taxa acaba sendo muito necessária para que faça sentido ao minerador, de fato, minerar o bloco com a sua transação.

Para você entender melhor, vou dar 2 situações que acaba se pagando taxas:
Situação 1 – Transações pequenas
As transações pequenas requerem taxas por 2 motivos:

1. Porque há custos de transação na própria rede aos mineradores
2. Para evitar spam de microtransações na rede bitcoin

Se você vai lá e faz uma transação de 0.00001 bitcoins, bom, você muito provavelmente terá que pagar uma taxa em cima desse valor caso queira ver a transação realizada. Com sorte, você ainda pode ver ela transacionada depois de alguns dias.

E é esse um dos grandes problemas das pequenas transações. E o mais problemático ainda é que, dependendo do quão pequena é a transação, a taxa de rede pode ser maior que a transação em si, e aí inviabiliza que você faça ela sem adquirir nenhum prejuízo.

Situação 2 – Muitas entradas
Essa é até um pouco mais simples de entender.

Imagine que você comprou um salgado no seu zé a R$2.00. Se você tá em SP já foi um puta negócio, haha.

Mas enfim, você tem 2 formas de pagamento: você pode pagar o seu zé com uma nota de 2 reais, OU, pagar com 2 moedas de 1 real.

Numa transação física, com o real mesmo, não faz muita diferença. Mas no bitcoin faz.

Isso porque, com o bitcoin, as transações funcionam com entradas.

Na mesma situação, se você fosse pagar por bitcoins, você poderia fazer apenas 1 entrada, pagando os 2 reais inteiros via bitcoin, ou fazer 2 entradas com 1 real em bitcoin cada.

O problema é que, com 2 entradas, você pagaria uma taxa maior, pois terá mais entradas para serem compiladas.

Num geral, a boa notícia é: a taxa de rede não é tão grande. O seu único cuidado é que, você deve ficar atento quando você for transacionar uma pequena quantia.
Dicas
As taxas na bitcoin podem parecer um pouco complexas na prática. Afinal, em alguns casos, é você mesmo que tem que colocar. Como você vai saber qual o melhor valor?

Bom, para isso, existem alguns sites que te ajudam a escolher uma taxa. Um exemplo é o Bitcoin Fees for Transactions, que ajuda você a ter uma ideia da taxa necessária para o número de satoshis, ou seja, os “centavos” de bitcoin que você deseja transacionar.

O problema é que o site está em inglês, então, se você não tem muita familiaridade com o negócio, usar uma exchange, além de te livrar do risco de negociar diretamente com alguém, também te ajuda com as recomendações da taxa a ser usada.

Agora, ainda assim, é necessário ter alguns cuidados com as exchanges.

Isso porque, assim como as instituições financeiras tradicionais, as exchanges de bitcoin também cobram algumas taxas de serviços. Temos taxas referente a comissões e também a saques de bitcoin, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *