A PIOR QUEDA DA DÉCADA! PÂNICO NA BOLSA DE VALORES! E agora? O que fazer?
*ESSE VÍDEO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO.*
Clique neste link para fazer parte da minha nova turma do curso de investimentos: http://bit.ly/listaVIP-YT-19
Abra sua conta na Rico: https://lp.rico.com.vc/lp/cadastre-se-primo-rico
Crie sua conta no Kinvo: http://bit.ly/primo-kinvo
OUÇA O PRIMOCAST: http://bit.ly/PrimoCast-des
09 de março de 2020. O dia em que entramos mais uma vez em um circuit breaker na bolsa. O dia em que o Ibovespa está em 9,46%, e ultrapassa a queda do Joesley Day.
O dia em que, possivelmente, ficará marcado na história como a pior e maior queda da bolsa de valores da nossa década.
E o que em 2017 era 619.625 mil CPFS, hoje, pior: em fevereiro tínhamos o total de 1.945.607 milhão de CPFs na Bolsa de Valores.
Ou seja: 1.325.982 milhão de pessoas estão vivenciando o que é um circuit breaker pela primeira vez na sua vida.
É tenso. É desesperador. É terrível. Mas… está acontecendo.
E agora, como investir na bolsa?
O que aconteceu pra chegarmos até aqui?
– Já estávamos vivendo quedas recentes não só na b3, como também no ibovespa em si. Eu inclusive também fiz vídeo aqui no canal, com o medo e a insegurança sobre o Coronavirus. Havia muita insegurança e medo nos mercados.
Mas, ontem, tivemos uma intensificação dessa insegurança: A OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) fez uma ação de retaliação contra a Rússia pois a mesma se recusou a diminuir a sua produção diária de barris. De imediato, a Arábia Saudita anunciou no sábado que reduziria o preço do barril de petróleo pra 20% além de aumentar significativamente a produção.
Isso coloca pressão em muitos países, inclusive, no nosso, já que a Petrobrás é diretamente e negativamente impactada por uma redução dos preços do petróleo.
E o que já tinha caído 30% com a redução da demanda da China e demais países asiáticos por conta do corona vírus, tende a cair ainda mais.
Resultado? Índices futuros de petróleo (WTI e Brent) tiveram quedas de 20% no fim de semana na bolsa de valores, e, hoje, tanto o principal índice da nossa bolsa quanto o principal índice da bolsa americana entraram em circuit breaker.
O que podemos fazer a partir de agora pra entender como investir em ações?
Faça o racional com parcimônia, por meio de estratégia com passo-a-passo
DIVERSIFICAÇÃO:
Estratégia 25%/25%/25%/25%.
Dessa forma, eu me aproveito da queda pra comprar as ações que estão em “promoção”, mas ao mesmo tempo que não deixo a ganância tomar conta das minhas decisões.
E é o que você pode fazer também.
Isso ao mesmo tempo também me protege de fazer besteira (como por exemplo alocar em reservas de valor quando já estão caras. Não adianta adquirir seguro depois que se perde o carro).
E como saber quando usar o caixa?
Como eu faço?
Passo 1: Olho pra cada uma das minhas ações, e se alguma delas caiu de preço, vejo quantos % caiu.
Passo 2: Lembro exatamente dos motivos que me fizeram comprar essa ação, e vejo se essa queda teve de fato algum impacto nos fundamentos DE LONGO PRAZO da companhia.
Passo 3: SE houve queda E os fundamentos continuaram ou melhoraram, eis que libero um pouco do meu caixa.
Eu libero, mas não libero muito porque o mercado já ajuda propriamente no balanceamento. Se a ação cai de preço, o caixa ganha mais % da minha carteira sem eu fazer nada. Então, na PRÁTICA, eu não preciso abrir mão de muito dos meus 25% de caixa, já que a forma como eu rebalanceio já me ajuda naturalmente.
O ponto aqui é: preservar a segurança necessária pra que eu tenha o meu fundo de emergência 100% completo, sempre. Esse é o limite.