BOLSA ESTÁ DE VOLTA AOS 100 MIL! | E agora: ela está barata? Ou o pior está por vir?
ACOMPANHE O DESAFIO DE 31 DIAS (todo dia às 5h06 da manhã): http://bit.ly/desafio-SAL
No dia 18 de março, o Ibovespa bateu 100 mil pontos pela primeira vez.
Foi um fato histórico, e algo pra animar todo e qualquer investidor de bolsa, afinal, era uma amostra que a nossa bolsa estava indo muito bem.
1 ano depois, chegou uma das crises mais rápidas da história, e a nossa bolsa despencou praticamente 30% só no mês de março desse ano.
Acontece que: vai e vem, a crise continuou afetando a economia real e o mundo, mas, a nossa bolsa, começou a subir sem parar. E, mais uma vez, chegamos aos 100 mil pontos.
E a pergunta que fica agora é: isso é um bom sinal? Ou é algo pra nos preocuparmos?
Ibovespa em Julho (até dia 13/07): 3,83%
Ibovespa em Junho: 8,76%
Ibovespa em Maio: 8,57%
Ibovespa em Abril: 10,25%
Ibovespa em Março:
Ibovespa em Fevereiro:
Ibovespa em Janeiro:
Ibovespa no ano: -14,66%
O PONTO BOM DA CRISE: Fez com que várias empresas acelerassem e muito os resultados de suas linhas digitais
Ex: Disney Plus
Valor de mercado estimado antes de 7 de abril: US$ 46,7 bilhões
Valor de mercado estimado depois de 7 de abril: US$ 54 bilhões
Crescimento de quase 16%. Isso fez com que a empresa já tivesse cerca de ⅓ da base de clientes da amazon prime (54M VS 150M). E, com esses números, a empresa já praticamente bateu a meta que estava esperando bater só no final de 2024 (que era ter entre 60 a 90 milhões de usuários).
Se trazermos esse contexto pro Brasil, podemos olhar, por exemplo, pra Via Varejo:
A operação online da Via Varejo apresentou um crescimento de usuários ativos nos aplicativos das Casas Bahia e do Ponto Frio – indo de 1,5 milhão em junho para 8 milhões somente em março. Em abril, o número chegou a 11,2 milhões.
O PROBLEMA: 2:
1) O lucro das empresas na bolsa de valores
2) Nem todas as empresas conseguiram se adaptar rapidamente (assim como os investidores na hora de pensarem em como investir em ações e como investir na bolsa de valores).
1) Uma coisa é dizermos que a empresa conseguiu X vezes mais usuários, ou Y vezes mais vendas. Outra coisa é dizer o quanto essas empresas conseguiram lucrar de fato.
Quando a crise chegou em março = estivemos no último mês do 1T20 das empresas.
1T20 fechou no final de março, e as empresas divulgaram os resultados considerando apenas 1 mês do problema, enquanto que ele está se prolongando até agora.
Ou seja: o anúncio do 2T20 das empresas vai vir com um resultado inteiro vindo de impactos da crise.
Resumo: a ideia não é ser um pessimista e dizer que a bolsa vai cair horrores daqui pra frente, a ideia é, na verdade, ser cauteloso.
Legal que a bolsa esteja subindo, mas, vendo que a situação (pelo menos na economia real), não está acabada, é bom investir com cautela.