MAGALU X VIA VAREJO? | Qual é a MELHOR EMPRESA de varejo?
Entre na lista de espera da mentoria Do Mil ao Milhão: https://bit.ly/3krRlUH
PrimoCast com o CEO da Via Varejo: https://spoti.fi/3f7pyY4
MGLU3 X VVAR3: qual a MELHOR empresa de VAREJO?
– TIPO DE EMPRESAS SEGUNDO PETER LYNCH
Magazine Luiza: Fast Grower
Ideia por trás de empresas Fast Growers: são empresas com um grande potencial de crescimento ao ano. Geralmente as Fast Growers são empresas que ainda são pequenas (não é o caso da Magazine), mas que apresentam uma porcentagem de crescimento muito elevada (podem ser de 20% num ano a até muito mais).
A Magazine, hoje, já é uma empresa grande, mas ela ainda consegue crescer muito:
No 3T20, por exemplo, a empresa apresentou o maior crescimento da história em vendas (81,2%) e o e-commerce cresceu 148,5%.
Via Varejo: Turnaround
Ideia por trás de empresas Turnaround: as empresas em turnaround são empresas que estão passando por uma situação mais delicada, onde há prejuízos consecutivos e até mesmo risco de falência, mas que também há planos para que elas possam reverter essa situação, renascendo das próprias cinzas.
Essas empresas possuem um risco muito maior que as demais, porém, se elas conseguirem com sucesso dar a volta por cima, você pode ter um grande prêmio pelo risco que correu.
Importante dar esse tipo de empresa pra Via Varejo porque, apesar dela também ter crescimento em vendas bastante interessante (como Magalu), a empresa está correndo atrás dos problemas que ela passou a apresentar durante a gestão do GPA. A Via Varejo quase chegou a falir, passando agora por um controle de estruturação que, pelo menos por enquanto, está conseguindo reduzir o prejuízo da empresa.
Mesmo assim, O GMV da empresa cresceu em 10 bilhões de reais no 3T20, com um crescimento de 218,7% no digital e 43,4% no Total.
– CONCLUSÃO
– Magazine Luiza, no overral, tem mais indicadores positivos, mas tem que se entender aqui se o crescimento que se espera da Magazine Luiza realmente faz sentido pagar nesse preço (já que o P/L dela é altíssimo)
– Já no caso da Via Varejo, temos que entender se o processo de turnaround vai dar certo, e, mais do que isso, se a empresa conseguirá se tornar uma empresa de fato lucrativa, passando então a gerar retornos pro acionista e tendo mais dinheiro pra crescer e competir.
Logo, as duas empresas podem ser boas… e tudo depende da sua visão como investidor.
Querem mais vídeos comparativos como esse? Deixem nos comentários.