🔴 5 Armadilhas Financeiras que podem Acabar com seu Dinheiro! Cuidado!

Primos, não caiam nessas 5 armadilhas! :X
Redes Sociais:
BLOG – http://oprimorico.com.br
YOUTUBE (inscrever-se) – http://bit.ly/1S6WMoM
FACEBOOK (curtir página) – https://www.facebook.com/oprimorico
TWITTER: https://twitter.com/thiagonigro
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago.nigro/
PODCAST: https://soundcloud.com/thiagonigro

No decorrer da minha vida, sempre vi situações em que fulano está tentando melhorar sua vida financeira, já criou a planilha de orçamento e tudo, mas simplesmente não consegue fazer sua conta no mês bater. É comum, inclusive, que frequentemente nos deparemos com essas armadilhas, que ficam ali, quietinhas, só esperando a gente vacilar para nos pegarmos. E o pior é que várias destas só mostram a cara no final do mês, quando já demos destino a uma boa parte do nosso dinheiro. Para quem ainda está construindo o fundo de emergência, por exemplo, isso pode ser um fator complicador e tanto.
Armadilha n°1: Os gastos pequenos
Dica:
O primeiro passo fundamental para não cair nesse tipo de armadilha é: tenha controle de todos os seus gastos.
Isso não significa que você não pode comprar a coxinha do seu Zé de vez em quando. Significa que, se você for comprar a coxinha dele, deixar registrado na sua planilha ou em algum lugar que você tenha o controle das suas finanças pode melhorar sua vida. Com isso, você:
1) Não tem surpresas no final do mês com falta de dinheiro;
2) Consegue entender melhor de onde você pode tirar dinheiro caso queira economizar;
3) Tem uma ideia melhor do fluxo que o seu dinheiro está tendo no seu dia-a-dia e o impacto dele no todo!
Além disso, se você é mais controlado para não gastar compulsivamente, você pode também estipular uma parte do seu orçamento, por exemplo R$50,00, para gastar de forma livre assim. Ai, se você ver algo na rua que te desperte uma vontade, você não precisaria se privar disso, pois já tinha planejado esse tipo de gasto anteriormente!
Armadilha n°2: Cartão de crédito
Dica:
E é com a mesma ideia desse vídeo que a dica aqui é: Há formas de usar o cartão de crédito de forma eficiente. Não precisa quebrar o seu cartão de crédito, ou também usar ele de forma descontrolada. Ele pode e deve ser o seu aliado!
Por isso, uma vez que já tenha o seu orçamento, por exemplo, utilize o seu orçamento como base para o que você pode gastar com o cartão. Pois, como o valor vai vir na fatura, você compra 100 reais em produtos, por exemplo, pega esse valor do seu orçamento e investe num tesouro Selic. Pois aí, quando a data da fatura estiver se aproximando, você retira o investimento e usa para pagar a fatura. O rendimento vai ser muito pequeno, mas aos poucos isso vai complementando sua renda e pode virar algo expressivo no futuro!
Mas lembre-se: Se você não tem o dinheiro, evite o máximo possível realizar essas compras para pagar com um dinheiro que você acredita que vai ter no futuro. Isso pode te gerar uma dívida desnecessária, e todos sabemos o quanto é danosa uma dívida vinda do cartão de crédito!

Armadilha n°3: Tempo do financiamento
Já digo logo de cara que, de nenhuma forma, se endividar é uma boa prática. Quem já acompanha o canal, sabe que eu sempre digo que vale muito mais a pena pegar o dinheiro e investir do que se endividar para conseguir alguma coisa. O problema dessa armadilha é que, para muita gente, é uma necessidade, um desejo enorme, ter um imóvel o mais rápido possível, por exemplo. E isso faz com que a pessoa, ao ver um financiamento com um juro um pouco mais baixo, já considere se endividar para adquiri o que ela deseja. O problema é que, muitas vezes, o tempo do financiamento simplesmente não é ponderado, e é aí que reside o problema.

Armadilha n°4: Investir para pagar uma dívida
Dica:
Por isso primos, se vocês estiverem numa situação dessas, a dica aqui é: amortize a sua dívida da melhor forma possível. Procure diminuir os juros a serem pagos ou o tempo de pagamento, mas não procure arriscar perder esse dinheiro sendo que você precisa dele.
Outra ideia importante é que, melhor forma possível não significa que você deve usar TODO o seu dinheiro para isso. É importante, nesses casos, ter pelo menos um valor seguro como fundo de emergência, pois nada impede que surja um imprevisto no meio do caminho, e você precisa ter uma segurança nesses casos. Se livrar de uma dívida para ficar zerado e cair em outra não é uma boa prática!

Armadilha n°5: Trocar o futuro pelo presente
Essa armadilha é uma armadilha que, infelizmente, acontece muito com os jovens hoje em dia. Muitos jovens, até mesmo quando eles têm educação financeira, sabem que precisam investir para aposentadoria, simplesmente deixam para depois usar um pouco do seu dinheiro para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *