A EMPRESA MAIS RENTÁVEL DO MUNDO FARÁ IPO DE 2 TRILHÕES | Saudi Aramco: Vale a pena? Como investir?

Clique neste link para fazer parte da LISTA VIP da minha nova turma do curso de investimentos: http://bit.ly/listaVIP-YT-19

OUÇA O PRIMOCAST: http://bit.ly/PrimoCast-des

Clique aqui para seguir o primo no instagram: http://bit.ly/instagram_primo

Perfil da Empresa:

– Saudi Aramco é uma das gigantes do petróleo no mundo. A empresa extrai o equivalente à 10 milhões de barris de petróleo por dia, e só pra efeito comparativo, o Brasil (não somente Petrobrás) conseguiu um recorde ao produzir o equivalente a 2,989 milhões de barris por dia durante o mês de agosto. A empresa é, hoje, responsável por cerca de 10% da produção mundial de petróleo.

Não à toa, a expectativa é que a empresa seja avaliada no IPO entre 1.5 trilhões de dólares à 2 trilhões de dólares

(No caso, o governo/reino da Arábia acha que a empresa vale 2 tri, mas quem está ajudando na formulação do IPO diz que nesse preço não terá tanta demanda, e hoje as partes estão discutindo sobre isso pra ver qual será o consenso).

– De toda forma, vale a pena dizer que o PIB do Brasil em 2018 (na cotação do dólar de 4,01) foi o equivalente a 1.69 trilhões de dólares. Se o IPO sair à 1.7 tri, estamos já falando de um IPO maior do que o PIB de uma das maiores economias do mundo.
Principais indicadores financeiros divulgados da empresa até o momento:

Saudi Aramco

Fluxo de Caixa Operacional: 121bi
Lucro Liquido: 111,1bi

ROCE (Retorno sob Capital Empregado): 41,10%

– Destaque pro ROCE pra mostrar como ela é REALMENTE muito rentável, já que consegue rentabilizar 41,10% do capital empregado (indicador parecido com o ROIC).

– Até o meio de 2019, a empresa apresentava um Gearing de 2,4% (ou seja, uma dívida 2,4% maior que o seu equity). Basicamente, a alavancagem financeira da companhia.

– Não há muitos outros dados divulgados (já que um prospecto elaborado do IPO nem saiu ainda), mas, a princípio, parece que esse IPO tem tudo pra ser um IPO do caramba, certo?
Bom, vamos aos prós e contras dessa oferta:

Prós:

1 – A empresa planeja pagar o equivalente a 75 bilhões de dólares em dividendos em 2020, que podem aumentar;

2 – A Saudi Aramco, como já falado diversas vezes, é a empresa mais rentável do mundo. Logo, ela tem tudo pra poder rentabilizar bastante os acionistas (desde que você pague um preço bom por ela).

– Vale deixar claro que, estando todas as informações corretas, a Saudi Aramco tem um ROCE maior do que todas as 5 maiores empresas internacionais de Petróleo (Shell, Exxon, Chevron, Total e BP), assim como também o menor nível de Gearing/Alavancagem Financeira. Gearing da Saudi foi de 2,4% enquanto que os pares ficaram entre 12% e 35% de Gearing. Diferença absurda.

– Também vale dizer que os lifting costs (custos pra operação e manutenção das reservas) são também menores que os demais. Na parte do topo da cadeia, em dezembro eles tiveram um custo de US$2,8 por barril produzido.

3 – A empresa ainda poderá ter um grande decréscimo no valor que ela paga ao governo da Arábia

Contras:
1 – É uma empresa completamente ligada ao governo/reino arábico

Investir na Aramco é assumir que o governo continuará ditando o que a empresa vai fazer ou deixar de fazer, e que você aceita isso.

2 – Nada garante que você vai receber o mesmo dividendo que o governo/reino.

3 – A oferta será restrita em mercados

Resumão: Empresa boa, ganhos muito bons, mas o fator do governo complica muito na previsibilidade da empresa. Vale a pena dizer que ela é muito grande também, então não é uma fast grower (mas tem vantagens competitivas muito boas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *